terça-feira, 11 de abril de 2017

SALVADOR ► Serviços da Prefeitura funcionam em esquema especial na Semana Santa

Por conta do feriado da Semana Santa, os serviços prestados pela Prefeitura funcionarão de forma parcial no período. Apesar do ponto facultativo na quinta-feira (13), serviços essenciais como saúde e segurança serão mantidos, assim como as ações emergenciais e de prevenção vinculadas à Operação Chuva. O sistema de atendimento Disque Salvador 156 também manterá as atividades, em esquema de plantão 24h.

Veja o que funciona:

Manutenção - Durante o feriado, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) manterá ativos os serviços para garantir a mobilidade e o bem-estar da população. A operação de poda de árvores ocorre nas marginais das principais vias de tráfego da capital baiana, como as avenidas Paralela, Bonocô, Octávio Mangabeira e Juracy Magalhães. Além disso, a pasta continuará com as ações de limpeza de canais, desobstrução das redes de drenagem em onze bairros e Operação Tapa-Buraco, com a aplicação de aproximadamente 500 toneladas de asfalto.

Defesa Civil - Focada na prevenção dos problemas relativos à chuva, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) segue em esquema de plantão neste feriado. Para atender solicitações de emergência referentes à chuva, o órgão mantém uma equipe formada por engenheiros, atendentes, assistentes sociais, telefonistas e motoristas, assim como as atividades da Central de Monitoramento. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel, desabamentos, dentre outros incidentes comuns ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Saúde – As 14 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e postos de saúde 24h do município terão funcionamento normal durante o feriado. Entretanto, a imunização contra a febre amarela ocorre somente até esta quarta-feira (12), retornando as atividades na segunda (17).

Segurança – Durante o período, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) prosseguem com ações rotineiras de apoio aos órgãos públicos, patrulhamento preventivo, proteção do patrimônio público e orientação a soteropolitanos e turistas.

Trânsito – Os serviços de monitoramento do trânsito e fiscalização, realizados pela Transalvador, ocorrem de forma ininterrupta no feriadão. A Operação Semana Santa foi deflagrada nesta terça-feira (11) pelo órgão. A ação contará com aproximadamente 120 agentes em cada turno e ocorrerá na região do ferry boat e rodoviária, além dos grandes centros populares de compras como a Feira de São Joaquim, o novo Mercado do Peixe de Água de Meninos e no bairro de Sete Portas.

O atendimento nos pátios para liberação de veículos removidos, localizados nos Barris, na Avenida Vasco da Gama e no bairro de Mussurunga, funcionará normalmente na quinta-feira (das 8h às 16h30) e no sábado (de 9h às 12h e das 14h às 16h).

Salvamar - Os serviços da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) serão intensificados neste período. A atuação, em esquema de plantão, contará com 80 agentes distribuídos em 38 postos fixos, entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, na divisa com Lauro de Freitas. Além disso, quatro postos volantes farão a ronda neste perímetro.

Durante esta transição de verão para outono, a Salvamar alerta os banhistas que tenham atenção na escolha das praias para o lazer durante o feriado, devido às correntes marítimas que ficam mais fortes no período, dificultando inclusive o salvamento. Em caso de dúvida, vale pedir dicas de segurança ao salva-vidas de plantão.

Cultura – Os equipamentos turísticos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) também terão funcionamento parcial durante o feriado de Semana Santa. Neste período, soteropolitanos e turistas poderão realizar um passeio histórico pelos fortes de Santa Maria e São Diogo, na Barra, das 11h às 19h, ou a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33, das 10h às 17h.

A Casa do Benin, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), será fechada a partir das 12h desta quarta-feira (13) para reparos e só volta a funcionar na próxima segunda-feira (17). O Teatro Gregório de Mattos (TGM), por sua vez, exibirá a peça “O Compadre de Ogum”, baseada na obra homônima do escritor Jorge Amado. O espetáculo será apresentado sempre às 19h, com ingressos custando R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Simm - O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) realiza atendimento até quarta-feira (12). Devido ao feriado, as atividades serão retomadas na segunda-feira (17). Na sede do Simm, localizada na Rua Miguel Calmon, 506, Comércio, o atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues sempre a partir das 6h30. Os serviços serão suspensos na quinta-feira (14) e sexta-feira (15). Já os demais órgãos municipais terão as atividades suspensas no período, retomando a rotina na segunda-feira (17).

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião