segunda-feira, 22 de maio de 2017

CRUZ DAS ALMAS ► Justiça Eleitoral inicia recadastramento biométrico dos eleitores da cidade e de Sapeaçu

A Justiça Eleitoral, por meio da 142ª Zona Eleitoral, convoca os eleitores de Cruz das Almas e Sapeaçu para a realização do recadastramento biométrico obrigatório, que deverá ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018. 

O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. Nos dois municípios, o recadastramento biométrico pode ser realizado no Fórum Eleitoral da cidade (Rua Clodoaldo Gomes da Costa, S/N – Miradouro – Cruz das Almas). 

O funcionamento do posto é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h. Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio dos números (75) 3621-2591. Somados, os dois municípios possuem 59.057 eleitores. Desses, apenas 10.428 já podem votar com a identificação biométrica. Isso significa que 48.629 cidadãos ainda precisam ser recadastrados. Os dados são da Seção de Cadastro Eleitoral do TRE-BA.

Obrigatoriedade : Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o procedimento terá o título cancelado.

Consequências : A Justiça Eleitoral chama a atenção para as implicações geradas pelo cancelamento do título. Entre os transtornos, previstos pelo artigo de número 7 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965), a impossibilidade de recebimento de benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família. Por isso e, no intuito de evitar prejuízos ao cidadão, o TRE-BA alerta para que os eleitores compareçam, o quanto antes, aos cartórios e postos de atendimento e realizem o procedimento.

Eleitores com pendências : Os eleitores que possuem débitos com a Justiça Eleitoral deverão, antes de comparecer ao cartório, emitir boleto para pagamento de multa (Guias de Recolhimento da União). A emissão é feita por meio do site do TRE-BA. Para ter acesso, basta clicar no banner “consulta de débitos e impressão de GRU” ou, através do menu principal, seguir o caminho: Eleitor > Débitos do Eleitor. 

Feitos a impressão do boleto e o pagamento da pendência em banco indicado, o eleitor deverá, no momento do atendimento em cartório eleitoral, apresentar comprovante de pagamento. A comprovação da quitação eleitoral é imprescindível para a realização do recadastramento biométrico.

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião