domingo, 11 de junho de 2017

FEIRA DE SANTANA ☼ Milhares de pessoas acompanham a procissão de Santo Antônio

Os olhos das pessoas brilham e outras choram ao ver a passagem do carro transportando o andor de Santo Antônio; um dos santos mais amados pelo povo católico brasileiro.

Uma festa mais que emocionante. Os olhos das pessoas brilham e outras choram ao ver a passagem do carro transportando o andor de Santo Antônio; um dos santos mais amados pelo povo católico brasileiro.
A procissão deixou a área do convento dos frades Capuchinhos em Feira de Santana por volta das 10h deste domingo (11) seguida por centenas de pessoas a pé e outras nos ônibus e carros de passeio.

A trabalhadora rural Martina Ribeiro Ramos contou a emoção em participar da festa. Ele veio em caravana de 29 pessoas do município de Conceição do Jacuípe e lembrou de momentos emocionantes quando trazia os filhos ainda pequenos.

"Eu participo da festa há muitos anos. Trazia meus sete filhos ainda pequenos para participar. É um momento muito lindo e eu não perco. Todos os anos eu estou aqui. Viva Santo Antônio!", vibrou.

Na festa dos romeiros de Santo Antônio muitas pessoas aproveitam pra comercializar produtos diversos. Foram instaladas barracas de confecções e utensílios domésticos. Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo os comerciantes reclamaram do fraco movimento de vendas.

A vendedora de chapéus Jailda Santos vende esse produto há dez anos. Ela reclamou das vendas, mas destacou a beleza da festa e a demonstração de fé dos romeiros.
"Eu vendo chapéu há dez anos. Esse ano o movimento está fraco mesmo a gente mantendo o mesmo preço do ano passado. Tem chapéu a partir de R$5 e de vários tipos. Eu sou de Feira de Santana e acho essa festa muito bonita e emocionante", relatou.

Ana Lúcia Santana Machado estava comercializando confecções na festa e também reclamou das vendas. A vendedora disse que trouxe muitas peças, especialmente de cama, mesa e banho e estava abaixando o preço para ver se melhorava as vendas. Ela viaja por todo o Nordeste realizando esse trabalho e ressalta que a festa de Santo Antônio é um momento lindo que vale a pena participar.

"O movimento está fraco e eu abaixei o preço. Eu venho aqui há 20 anos e acho essa festa linda e maravilhosa", acrescentou.

Na festa de Santo Antônio, coordenadores de pastorais e de grupos de várias comunidades da paróquia vendem alimentos. Diferente da movimentação nas barracas de produtos diversos, as barracas de comidas estavam bem movimentadas e ofereciam desde lanches e bebidas, até almoço.

A professora aposentada Maria de Lurdes Almeida Góes, estava com um grupo da pastoral familiar da paróquia Santo Antônio. Muito animada ela falou que a comercialização de alimentos estava sendo um sucesso e os produtos sendo bem procurados pelos romeiros.

"Somos uma equipe de 30 casais da pastoral familiar. Eu trabalho todos os anos aqui e temos hoje doces, salgados, lanches, cachorro-quente, tortas e também almoço como carne do sol e feijão tropeiro. É um prazer vir à festa e as vendas estão muito boas graças a Deus", salientou.

O frei Mário Sérgio, pároco do convento de Santo Antônio comentou sobre a espiritualidade da festa e a intensa participação dos romeiros. Para ele, é um momento muito especial e neste domingo cerca de 15 mil pessoas rezaram para Santo Antônio.


"É uma festa muito forte na espiritualidade. Temos 160 romarias cadastradas de cinco estados. Vamos levar Santo Antônio pelas ruas de Feira de Santana para derramar bênçãos, sobretudo para as famílias que estão precisando de restauração", afirmou o frei.


Fotos: Ney Silva

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião