quarta-feira, 14 de junho de 2017

JUAZEIRO ☼ EMPREENDEDORISMO É DESTAQUE NA FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE ITAMOTINGA

No último fim de semana, produtores, compradores e visitantes estiveram no distrito de Itamotinga para a sexta edição da Feira de Caprinos e Ovinos, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho.

A novidade do evento ficou por conta da Feira do Empreendedor. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico a proposta é fomentar a comercialização dos produtos (doces, geleias, queijos, biscoitos, artesanatos, etc) oriundos dos distritos de Juazeiro. 

“Percebemos a necessidade de valorizar e ampliar a comercialização dos produtos feitos pelos pequenos empreendedores da zona rural. São dezenas de pessoas que trabalham com produtos da culinária, artesanato e que querem ampliar a sua comercialização. As feiras possibilitam além da comercialização a oportunidade de firmar futuros negócios”, explicou a secretária Maraiza Carvalho.

O evento reuniu mais de 50 expositores e cerca de 300 animais entre caprinos e ovinos. Para o produtor de Juazeiro, Josival Sena, o evento a cada ano cresce e possibilita o fortalecimento da cadeia produtiva. 

“Aqui existe uma interação entre o pequeno, o médio e o grande produtor, essa vitrine serve com referência e incentivo às crianças e jovens para a atividade da pecuária, além de estimular a valorização da cultura e produtos da nossa região”. 

Já o produtor de Curaçá-Ba, Durval Aquino, apresentou novidades nessa edição do evento. “Essa é a segunda vez que participo da feira e, além de apresentar animais da raça dorper, hoje estou expondo ovinos da raça damara, proveniente da África do Sul, resistente a estiagem, rústica e de boa carcaça. Uma novidade no país. A feira possibilita uma maior visibilidade para os produtores da região, oportunizando bons negócios e essa troca de conhecimento”, afirmou.

Cerca de 4.000 pessoas estiveram presentes durante os três dias de evento. Segundo o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), a cada ano os jovens têm sido inseridos mais no contexto das feiras. 

“Hoje tivemos a visita de quatro escolas municipais, que possibilitaram aos estudantes, a realização de pesquisas sobre a história da criação da feira, uma forma de perpetuar a cultura e o setor para as próximas gerações. Mesmo com o problema da forte estiagem, que há sete anos enfrentamos, o produtor tem mostrado garra e grande disposição para melhorar cada vez mais”, disse.

O prefeito Paulo Bonfim falou da satisfação em fazer parte desse importante projeto. “A sexta edição da feira de Itamotinga é um momento ímpar com a presença de produtores e comerciantes locais, oportunizando o desenvolvimento para o município. 

O objetivo da prefeitura é fomentar e facilitar ainda mais a comercialização dos animais e produtos da região. Iremos continuar com esse belíssimo trabalho iniciado na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e vamos trabalhar para que o projeto cresça e se estenda para outros distritos”, afirmou.

Lene Radina/ ASCOM PMJ

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião