quarta-feira, 21 de junho de 2017

SALVADOR ☼ Com a chegada do inverno, Salvador deve ter temperatura mínima de 21°C

Salvador tem registrado mínima de 21º, além de chuva e nebulosidade nos últimos dias 
(Foto: Alan Tiago Alves/)

O inverno começou na madrugada desta quarta-feira (21), entretanto os moradores de Salvador já vinham tirando os casacos do armário, uma vez que a temperatura na capital baiana caiu nos últimos dias, além da ocorrências de chuvas e nebulosidade.

Segundo Aldirio Almeida, meteorologista do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a temperatura mínima tem ficado em torno de 21º em Salvador, enquanto durante o dia podem chegar a 29º ou 30º, caso não haja nebulosidades. "A temperatura está na média esperada para o período", diz.

Ainda de acordo com Almeida, apesar do inverno estar só começando, a temperatura não deve cair muito mais nos próximos meses. "A característica do litoral da Bahia é a pouca variação das temperaturas ao longo do ano, ao contrário do interior, quando caem bastante no inverno", explica.
Segundo meteorologista, temperatura no liotral baiano não apresenta grandes variações no inverno (Foto: Alan TIago Alves)

O meteorologista acrescenta, contudo, que quando há um vento mais intenso, a sensação térmica cai no litoral, mas o valor de temperatura permanece. "Ao contrário de Vitória da Conquista, por exemplo, no sudoeste do estado, onde a temperatura mínima tem ficado em torno de 13,5°. Se formos mais para o oeste, em Luís Eduardo Magalhães, a variação é bem maior. Na madrugada, quando normalmente é registrada a temperatura mínima, tem feito 14,5°, entretanto, durante o dia, chega a 33°.

Aldirio conta que, curiosamente, a menor temperatura já registrada em Salvador, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu perto do verão. "Foi em novembro de 1968, quando foi registrada a temperatura de 16,2° na capital baiana", diz.

O meteorologista adianta que a temperatura só deve começar a subir, na segunda metade do inverno. "A temperatura tem um pequen aumento, que só será acentuado em setembro e outubro, já na primavera", afirma.

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião