quinta-feira, 15 de junho de 2017

SALVADOR ☼ Missa campal, procissão e tapetes marcam celebração de Corpus Christi na Bahia

Corpus Christi: padre explica o significado do dia e os símbolos dos tradicionais tapetes

A Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi (Corpo e Sangue de Jesus Cristo) nesta quinta-feira (15). Na Arquidiocese de Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu uma Missa campal em frente à Igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, às 8h.

Em seguida, os fiéis saíram em procissão pelo Centro Histórico, passando pela praça Municipal, rua Carlos Gomes, até a praça do Campo Grande, onde será dada a bênção final. Durante todo o percurso, Dom Murilo carregará o ostensório com o Santíssimo Sacramento. O trânsito foi interditado para a celebração.
Procissão de Corpus Christi foi realizada na manhã desta quinta-feira 
(Foto: Andréa Silva/TV Bahia)

No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.

“A festa de Corpus Christi começa no século XIII. O papa Urbano IV que vai instituir essa festa. Uma freira na diocese na Bélgica, ela tem uma visão espiritual de que o corpo de cristo precisava ser levado às ruas, as pessoas precisavam ter a visibilidade do corpo de cristo. Então, nessa visão, ela comunica o papa, que institui essa festa da eucaristia. E essa tradição do tapete vai chegar ao Brasil na diocese de Ribeirão Preto e se espalha pelo Brasil inteiro. E nós, baianos, temos um jeito próprio, de poder então presta homenagem a Jesus nesse dia", conta o padre João Pedro, da paróquia Santo André, no Vale das Pedrinhas, em Salvador.

Fiéis lotaram missa campal no Centro Histórico de Salvador (Foto: Andréa Silva/ TV Bahia)

Tapetes

São vários tapetes que formam uma grande extensão. Na paróquia do Vale das Pedrinhas, ele começou a ser montado às 7h de quarta-feira (14) e só terminou nesta quinta, por volta de 0h. Pétalas de rosa, pedrarias, sal e pó de serra foram utilizados na montagem. O corpus christi é o único momento do ano em que a hóstia sai da igreja. Uma missa também foi realizada na paróquia Santo André.

“Essa data é importante para todos os católicos porque a eucaristia é o sentido mais precioso da vida da igreja. E hoje, nós nos reunimos nesse dia para reverenciar Jesus Cristo. Na espécie do pão, do vinho, do corpo e do sangue de cristo, Jesus se apresenta à humanidade. E hoje os católicos dedicam esse dia especial para poder se reunir nas diversas paróquias para adorar a Jesus, para presta a ele a nossa reverência. Ele que é o nosso tesouro mais precioso”, disse o padre João Pedro.

Uma outra explicação histórica para o tapete de corpus christi. Antigamente, os reis andavam sobre os tapetes e não pisavam diretamente o chão. E como Jesus Cristo é considerado o rei dos reis. O tapete também é uma referência a isso.
Católicos de Feira de Santana fazem os tradicionais tapetes de Corpus Christi

No centro da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, na Avenida Senhor dos Passos, o colorido especial dos tapetes em homenagem a Corpus Christi tomaram conta das ruas. Os preparativos começaram por volta das 2h desta quinta-feira. Mais de 200 católicos de todas as paróquias da cidade participaram da montagem.

A extensão dos tapetes é de dois quilômetros. A tradição de confeccionar os tapetes de Corpus Christi, em Feira de Santana, já tem mais de 40 anos. Eles são montados com areia, farinha, sal, pó de café, serragem, flores, folhas, grãos de cereais e outros tipos de materiais. Eles usam também material reciclável. Depois da montagem, houve uma procissão que passa pela região onde ficam os tapetes.

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião