quarta-feira, 14 de junho de 2017

SENTO-SÉ ☼ GARIMPEIROS ESCAPAM DE DESMORONAMENTO

Um desmoronamento ocorrido em um dos “cortes”, como são chamadas as escavações em busca de ametista, na Serra da Quixaba, em Sento-Sé, nesta terça-feira(13), deixou 3 homens feridos e por muito pouco não aconteceu uma tragédia de maiores proporções. 

De acordo com informações colhidas pelo Blog Geraldo José, os sobreviventes só saíram com vida porque o movimento de terra aconteceu na profundidade em que eles trabalhavam, fator que impediu que fossem totalmente cobertos pela avalanche.

Em entrevista concedida na tarde de ontem no Programa Bodega do Brocoió, na Rádio Juazeiro, Tony Lopes, morador de Sento-Sé, informou que os “cortes” na Serra da Quixaba atingiram profundidades entre 8 e 14 metros e já há informações de encontro de escavações no subsolo”, o que certamente torna os risco de desabamentos mais iminentes.

De acordo com Tony há uma diminuição no fluxo de novos garimpeiros passando pelo sede do município, mas no local a movimentação continua intensa. “Diminuiu a movimentação na sede, mas creio que isso é, provavelmente, em função das pessoas já terem se estabelecido no local, onde sobram barracas e acampamentos provisórios”, disse.

Em que pese a atuação da prefeitura do município, que segundo Tony tem orientado sobre riscos, cuidados na área ambiental, de saúde e necessidades de um ordenamento com a criação de uma cooperativa, é importante um esforço maior de conscientização dos garimpeiros para evitar outras oorrências.

Os 3 garimpeiros feridos no acidente desta terça-feira (13) passam bem e só um deles, com fratura numa das pernas, deve ser encaminhado para clínica especializada neste tipo de tratamento.

Foto whatsapp

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião