sábado, 22 de julho de 2017

SALVADOR ☼ Bairro Luís Anselmo recebe geomanta da Prefeitura para evitar deslizamentos de terra

A entrega da nova encosta aconteceu na manhã deste sábado (22) (Foto: Agecom)
O medo de ver a encosta deslizar por cima da própria casa não faz mais parte da rotina de alguns moradores do bairro de Luis Anselmo, em Salvador. Neste sábado (22), o prefeito ACM Neto fez a entrega oficial da geomanta (estrutura de contenção feita de PVC e poliéster) da Travessa Portugal. As obras duraram cerca de 30 dias, e o material foi aplicado em uma área de 295 m². O investimento foi de R$ 40,7 mil. 

“É uma proteção das encostas, garantindo às pessoas que moram próximas à geomanta aplicada que possam viver com mais segurança, conforto e tranquilidade. Salvador sofre todos os anos com o problema das chuvas e conseguimos avançar neste tipo de solução, que é moderna e que traz, com um custo menor, esse conforto e tranquilidade”, afirmou o prefeito, em nota.

Segundo a prefeitura, cerca de 70 localidades de risco em Salvador já receberam geomantas, técnica formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. O material dura, em média, 5 anos, enquanto a lona comum tem duração de três meses.

Em agosto, o bairro de Luís Anselmo receberá também a segunda edição do Ouvindo Nosso Bairro - programa de consulta popular para realização de obras e intervenções na cidade. A prefeitura destacou que 400 casas em situação precária no bairro foram reformadas através do Morar Melhor. 

Prefeito cumprimenta moradores durante visita em Luís Anselmo (Foto: Agecom)

Também foram recuperadas a quadra e a escadaria do Conjunto Laura Catarino e a Unidade de Saúde da Família (USF) Vale do Matatu, em Cosme de Farias, que também beneficia os moradores de Luís Anselmo. Outros R$ 600 mil foram aplicados na requalificação do Canal da Xurupita. 

Participaram da inauguração o vice Bruno Reis, o secretário municipal de Manutenção, Marcílio Bastos, o chefe de gabinete da Prefeitura, João Roma, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz, outros gestores municipais, autoridades e a população.

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião