terça-feira, 11 de julho de 2017

SALVADOR: Início desta semana será chuvoso, mas volume de água é considerado normal, diz Inema

Chuva causou pontos de alagamento na Avenida Bonocô (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
Apesar de ter chovido quase o dia inteiro nesta segunda-feira (10), o volume de água que caiu é considerado normal para as médias desta época do ano, segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Normalmente, o volume esperado de chuvas para Salvador no mês de julho é de cerca de 175mm e já choveu quase um terço disso até agora. Até às 9h de hoje, o órgão registrava um volume médio de 42,3mm para o mês. 

De qualquer forma, é melhor não desgrudar do guarda-chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este início de semana ainda será chuvoso. O meteorologista do Inema, Aldírio Almeida, explica que “as chuvas têm sido fracas, mas contínuas e com algumas pancadas, o que faz com que haja maior volume de água em alguns bairros”. De meia noite até às 16h desta segunda, o Centro Administrativo da Bahia (CAB) registrou 42,9mm, enquanto o Caminho das Árvores teve 28,3mm. Na Federação, a chuva foi de 40,8mm. 

Por causa do temporal, o empresário Evando Xavier, 52, morador de Fazenda Coutos, precisou adiar alguns planos. “Devido às constantes enchentes nas avenidas de vale, deixei alguns compromissos para amanhã com receio de ficar preso em algum alagamento”, conta. Se continuar chovendo nesta terça, como é esperado, ele não poderá mais adiar. “Vou evitar os locais críticos. Nessa época, com os problemas que Salvador enfrenta, é terrível resolver problemas de trabalho e coisas cotidianas”, reclama.

20 dias de chuva

O bairro que mais choveu neste mês foi Pirajá, com 72,5mm – valor registrado até às 9h de hoje. Segundo o meteorologista, as chuvas diminuirão gradativamente nos próximos meses. Enquanto em julho costuma ocorrer uma média de 20 dias de chuva, em agosto o número cai para 15 dias e em setembro, para 12 dias. Segundo o site Climatempo, existem áreas de instabilidade que avançam do mar para o continente, espalhando nuvens carregadas para o litoral. Ainda conforme o site, a previsão é de chuva de 13mm para amanhã, caindo para 3mm na quarta.

O Inmet informou que as temperaturas registradas em Salvador foram mínima de 19,8°C nesta madrugada e máxima de 25,4°C. Para amanhã e também nos próximos dias, espera-se uma mínima de 20°C e máxima de 26°C. Quanto aos ventos, a velocidade registrada nesta segunda foi de 5,6km/h, com rajadas chegando aos 35km/h. A Marinha do Brasil, através do 2º Distrito Naval, emitiu um alerta de ondas de até quatro metros até às 9h desta quarta-feira (12). Além disso, há previsão de ventos intensos, com rajadas de 61km/h até às 9h desta terça (11). 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que, até às 18h, havia recebido 35 solicitações, sendo 13 ameaças de desabamento de imóvel, oito ameaças de deslizamento de terra, quatro orientações técnicas, três deslizamentos de terra, dois alagamentos de imóvel, um destelhamento, um desabamento parcial, uma ameaça de desabamento de muro, outra de queda de árvore e uma infiltração. Ainda conforme o órgão, não houve registro de feridos.(Correio)

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião