quinta-feira, 3 de agosto de 2017

FEIRA DE SANTANA> Moradores reclamam de infestação de ratos no bairro Jardim Acácia

Moradores do bairro Jardim Acácia, em Feira de Santana estão incomodados com a infestação de ratos, principalmente na Rua Estrela da Manhã. Eles relatam que os animais invadem as casas e fazem vários estragos. Além disso, há grande preocupação com a possibilidade de transmissão de doenças.
A dona de casa Angela Geila informou que os ratos apareceram no local há aproximadamente um mês. Ela conta que em sua residência que já capturou seis ratos usando “cola rato” e sempre cuida da limpeza da casa e do quintal para evitar que os animas apareçam.

“É uma agonia conviver com os ratos. Eles vem do esgoto que tem aqui perto. Eu deixo tudo limpo, mas mesmos assim eles entram em casa”, disse.

O motorista Alan Nunes também lamentou a situação dos ratos na Rua Estrela da Manhã e segundo ele, os animais são atraídos especialmente pelo lixo que é descartado de forma indevida por alguns moradores.

“Eu coloco veneno para combater os ratos. Mas, mesmo assim eles aparecem. Não tem jeito. Eles estragam tudo e a falta de limpeza acaba atraindo-os”, salientou.

A bióloga Manuela Miranda contou que não há no Centro de Zoonoses solicitações em aberto relacionadas a Rua Estrela da Manhã. Mas, há solicitações de ruas próximas ou no bairro Muchila.
De acordo com Manuela, o surgimento de ratos em Feira de Santana envolve questões ambientais e também o descarte inadequado de lixo pela população. Ela ressaltou que é preciso maior conscientização em relação a limpeza de quintais, terrenos baldios e evitar condições que favoreçam a infestação de ratos.

“A população às vezes não contribui. Coloca o lixo no horário errado e isso facilita. Também a falta de limpeza nos quintais e algumas questões como água, alimento e abrigo que dão condição de vida a esses animais. Recomendamos que as pessoas evitem deixar restos de comida nos quintais, objetos inúteis e busquem manter esses ambientes sempre limpos”, ressaltou.

O Centro de Zoonoses de Feira de Santana realizou de janeiro a junho desse ano a desratização em 160 residências. Ainda segundo a bióloga, o órgão trabalha com foco em ações de educação em saúde nos bairros que tem notificações e demais localidades.

Com informações dos repórteres Paulo José e Ed Santos do Acorda Cidade.

0 comentários:

Deixe aqui sua opínião